Fatores que podem desencadear um desmaio

Antes de esclarecer quais os fatores que podem fazer com que uma pessoa desmaie, informarei brevemente o que é isso. O desmaio, também nomeado de síncope, pode ser caracterizado como uma perda breve e repentina da consciência, normalmente passageira, ou seja, de rápida recuperação, que pode ser desencadeado por vários fatores, vários deles emocionais, como ansiedade ou mesmo tensão emocional. O desmaio pode ser desencadeado também em um quadro encefalítico.

Os principais causadores do desmaio são:

  1. Doença cérebro-vascular, convulsões;
  2. De gênese cardíaca, como arritmia, doença cardíaca estrutural ou isquêmica;
  3. Embolia pulmonar, hipertensão pulmonar;
  4. Metabólicas, como hipoglicemias e intoxicações;
  5. Neurogênica/vascular, como hipotensão postural, síncope situacional ou vasodepressora;
  6. Infecciosas;
  7. Psicogênicas;
  8. E pelo menos 40% dos casos de desmaio são de origem desconhecida.

Em muitas situações, antes dos desmaios a pessoa sente náuseas, tonturas, suor moderado ou abundante, palidez, visão borrada ou mesmo acinzentada, para somente posteriormente vivenciar a perda da consciência.

Para se compreender o que fez com que um determinado sujeito desmaiasse, é fundamental a análise da história clínica do mesmo, além de exames clínicos e neurológicos, a fim de se equacionar de maneira correta o episódio de inconsciência.

A prevenção de um quadro de síncope, caso a pessoa sinta os sintomas que mencionei anteriormente, pode ser feita seguindo passos básicos: deitar-se com as pernas mais elevadas que a cabeça. Caso não seja possível deitar, é importante que o sujeito sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Isso fará com que o fluxo sanguíneo circule melhor pelo cérebro. Não se levantar de maneira brusca é relevante. Levantar-se lentamente é o ideal, pois assim a frequência cardíaca e a pressão sanguínea terão mais tempo para se ajustar á posição vertical. Nos períodos de altas temperaturas, como o que estamos vivenciando, é essencial hidratar-se constantemente, além de sentar-se sempre que possível, além de fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. Assim, certamente o desmaio será evitado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?110

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s