Como você se comporta?

Há nos atuais contextos brasileiro e mundial uma demanda para que todas as pessoas mantenham padrões de beleza, comportamento e pensamento. O mais complexo disso é que muitos sujeitos acreditam que isso realmente deve acontecer pois, caso não atuem dessa maneira, eles podem ser excluídos de seu círculo de amizades, de sua família e até mesmo de seu relacionamento.

Um padrão é algo que se repete, uma regra, uma lógica. É repetir um comportamento sempre que situações semelhantes ocorrem. Existem momentos em que manter padrões é importante, como por exemplo no processo de aprendizagem. Esse e outros padrões sociais que funcionam bem podem e devem ser seguidos, já que isso fará bem para nós mesmos e para quem convive conosco. No entanto, as pessoas infelizmente não têm conseguido verificar em que momentos evidenciar liberdade de opiniões e atitudes se faz necessário.

Caso a ideia de liberdade total o atrair, prepare-se para ter muito trabalho. Cada situação será nova, e você terá que decidir cada gesto, cada ação.

Se desejar mudar um comportamento, não tente se colocar como uma criança imaginando que está diante de uma situação nova. Seu sistema de auto-proteção não permitirá. É muito mais fácil e natural prestar atenção, tomar consciência. Observe os sinais que detonam seu velho comportamento. Perceba como estes sinais estiveram presentes em sua história e como, em função deles, padronizou este comportamento. Compare os fatos ocorridos no passado, em sua história, com o atual, que está vivendo agora. A mudança virá automaticamente quando compreender que a situação atual não é uma repetição pura e simples do passado.

Seja feliz e se sinta bem com suas escolhas. Sem dúvida, esse é o melhor remédio!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s