Quero parar de fumar! O que devo fazer?

download

Orientar um fumante a abrir mão do vício de fumar é uma tarefa árdua. O fumante tem que apresentar um grande desejo de parar de fumar. Somente esse sujeito é capaz de tomar uma decisão efetiva de não mais alimentar esse vício. Se o fumante não se sentir motivado para parar, se o hábito vier de longa data e o consumo for excessivo, o fumante possivelmente necessitará, dentre outras mudanças, do acompanhamento psicológico.

Seguem algumas orientações para os sujeitos que desejam verdadeiramente parar de fumar:

1ª) Assuma um compromisso consigo mesmo, afirmando em voz alta que deixará de fumar. É bem interessante, também, compartilhar essa notícia com amigos e familiares.

2ª) Estabelecer um plano de ação, escrevendo em uma folha tudo o que planeja fazer quando o impulso surgir, é bem interessante. Escreva atividades que gosta de fazer e coloque a folha em um local bem visível, tanto em casa quanto no trabalho. Prepare-se, pois a fissura acontecerá.

3ª) Você é o maior conhecedor de si mesmo. Sendo assim, analise se no seu caso, o melhor é romper o vício de fumar de uma vez ou se é mais efetivo ir reduzindo o número de cigarros que fuma.

4ª) Estabelecer uma data para deixar de fumar é fundamental. Assuma de verdade esse compromisso e no dia que você estabeleceu, jogue todos os cigarros no lixo. Evite qualquer tentação perto de si.

5ª) O que lhe motivou a querer parar de fumar? Seus filhos? Seu companheiro? Sua saúde? O dinheiro? Elabore uma lista com os motivos que o levam a querer deixar de fumar e lembre-se deles quando surgir o impulso.

6ª) Não se engane. Quando iniciar o processo de parada de fumar, você tem que ter convicção de que não voltará a fumar nem uma única vez. Não se iluda! Fumar apenas um cigarro possivelmente gerará uma recaída.

7ª) Por mais que seja difícil, na fase inicial do processo de parada do vício, evite ao máximo locais em que fumar é um hábito: bares, discotecas. Evite também bebidas que aumentam o desejo de fumar, como bebidas alcoólicas e café.

8ª) Atrase a vontade de fumar. Distraia-se! Não ceda ao desejo. Espere, se concentre e tente realizar alguma atividade que lhe dê prazer. Além disso, respire profundamente: inspire e expire 5 vezes.

9ª) Caso se sinta ansioso, irritado ou mesmo triste, ao invés de fumar, vá para um local arejado, calmo, ou simplesmente escute uma música ou tome um banho quente. A prática de esportes também é uma ferramenta crucial para a superação desse vício.

10ª) Alimente seu pensamento positivo. A 1ª semana sem fumar, de fato, pode ser difícil, mas em compensação a 2ª será mais fácil. O impulso para fumar será cada vez menos frequente e menos forte, mas quando surgir ou se surgir não se esqueça das suas motivações e principalmente de tudo aquilo que já conseguiu conquistar.

11ª) Pense que em um processo como esse, as recaídas podem acontecer. Não se desespere ou desista caso isso ocorra. Isso não significa que não é capaz ou que não consegue ser bem sucedido. É preciso, nesse momento, reconhecer as falhas, quais os maiores obstáculos e como pode vencê-los. Não desista!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s